Cursos de graduação da Uesc entre os melhores do Brasil

Cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estão entre os melhores do Brasil, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF), do Jornal Folha de São Paulo. Na Uesc, foram avaliados 27 dos 38 cursos presenciais. Dentre eles, Biomedicina (29º), Economia (35º), Medicina Veterinária (31º), Filosofia (38º), Medicina (38º), Química (43°), Geografia (45º), Engenharia da Produção (48º) e História (49º) tiveram as melhores classificações ficando entre as 50 primeiras posições.

Também foram avaliados pelo RUF: Ciências Sociais (51º), Matemática (54°), Enfermagem (55º), Agronomia (57º), Física (59º), Comunicação (70º), Direito (73º), Educação Física (74º), Biologia (75º), Letras (80°), Ciência da Computação (93º), Pedagogia (94°), Ciências Contábeis (97º), Engenharia Química (121°), Engenharia Mecânica (179°), Engenharia Elétrica (187°), Administração (201-250º) e Engenharia Civil (251-300°).

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, destacou o empenho do trabalho de docentes, técnicos e a dedicação dos discentes. "Essa é a primeira avaliação feita na Universidade desde o período em que nós tomamos posse, em 2020. A última avaliação foi em 2019. Os dados revelam que durante esse período nós tivemos avanços significativos, mas também que estamos colhendo o resultado de todo o trabalho construído desde o início da nossa Uesc”.

“O nosso esforço é para consolidar e aprimorar os cursos de graduação presencial para atender às demandas da região, ampliar a oferta de cursos na modalidade EaD, criar propostas de alternativas de ingresso na Uesc, visando facilitar a entrada de novos estudantes e implantar os cursos de Psicologia e Bacharelado em Educação Física. Assim, o nosso desejo é de renovarmos os esforços para continuar sendo bem avaliados, porém, ressalto que o ranking que mais interessa é o reconhecimento pela sociedade do trabalho que fazemos na Universidade Estadual de Santa Cruz”, declarou o reitor.

A Universidades Estadual de Santa Cruz, cujo campus Professor Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus, comemora, 50 anos em 22 de abril 2024, tornou-se uma universidade pública do Estado da Bahia, em 1991, atualmente conta com 7.056 alunos presenciais na graduação.

A Folha avaliou mais de 18 mil cursos presenciais de mais de 40 carreira. Esse levantamento foi realizado em mais de 2.200 instituições, dentre universidades, centros universitários e faculdades. Destes, o RUF examinou 203 universidades públicas e privadas de todo o País. São avaliados cinco aspectos principais, cada um com um peso diferente: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%).

São considerados os critérios de: titulação docente; tempo de dedicação integral; publicações em periódicos nacionais e internacionais; professores especialistas do Ministério da Educação (MEC); e última nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Na Bahia, o Ranking de Universidades aponta:

Universidade Federal da Bahia (Ufba) — 16º

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) — 53º

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) — 60º

Universidade do Estado da Bahia (Uneb) — 80º

Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) — 84º

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) — 96º

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) — 114º

Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) — 136º

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) — 137º

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) —144º

 A edição 2023 do Ranking Universitário Folha (RUF) confirma a superioridade das universidades públicas em relação às privadas no país.